A Ucrânia tem somado várias vitórias contra a Rússia. Além de conseguir defender pontos importantes eles conseguiram fazer as tropas russas recuarem e ainda retomaram grande parte do que a Rússia havia conseguido.
As declarações de Putin vieram depois que as tropas ucranianas avançaram e as tropas russas recuaram após uma derrota decisiva das tropas russas no nordeste da Ucrânia. Assim, a escolha do presidente deveu-se à escalada da guerra. Acho necessário apoiar a recomendação do Departamento de Defesa de mobilizar parcialmente os cidadãos da reserva, cidadãos que serviram e têm experiência relevante.
Estamos falando apenas de mobilização parcial. Os rumores da mobilização geral chamaram a atenção de muitos russos nos últimos dias. O ministro da Defesa do país, Sergei Shoigu, explicou que o pedido envolve 300.000 reservistas, o que em suas palavras representa apenas 1,1% dos recursos mobilizáveis.
O presidente russo, Vladimir Putin, disse na quarta-feira que assinou uma ordem de mobilização parcial exigindo que os reservistas participem da guerra contra a Ucrânia. A ordem entrará em vigor imediatamente pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial. Putin até alertou que, se o Ocidente continuasse sua "ameaça nuclear", a Rússia responderia com todo o seu poderio militar e todos os meios.
Se a integridade territorial de nosso país for ameaçada, usaremos todos os meios à nossa disposição para proteger nossos cidadãos. Isso não é blefe, disse ele em um discurso televisionado à nação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário