Mais um golpe contra as empresas de pesquisa. Nova investigação vai focar investigações na razão dos erros grosseiros e se ouve um motivo por trás.
Ao que tudo indica, não é apenas os bolsonaristas que desconfiam das empresas de pesquisa. O órgão que cuida da economia no Brasil notou indícios fortes de que ouve um propósito leviano nas pesquisas divulgadas. Notou se que além das empresas errarem muito acima da margem de erro, as pesquisas erraram sempre prejudicando um tipo específico de candidato.
No caso seria os candidatos de direita. O Cade pediu uma investigação sobre o instituto depois que 'erros estavam fora dos limites'. O presidente da agência, Alexandre Cordeiro Macedo, analisou irregularidades nas previsões eleitorais e falou sobre a formação de “cartéis” que manipulam mercados e eleições.
Acontece que erros desse tipo dificilmente são resultado do acaso quando um grande número de estudos falha na mesma direção ao mesmo tempo”, observou Alexandre, que questionou o comportamento desses institutos.
O presidente do Conselho Executivo de Defesa Econômica (Cade) enviou uma carta ao diretor-geral da agência, Alexandre Barreto, pedindo uma investigação sobre o que a agência de pesquisas chamou de "contínuo de erros" em suas previsões eleitorais de primeiro turno da eleição 2022.
Nenhum comentário:
Postar um comentário