Aconteceu! Eleições se encerram mas resultado ainda vai passar por auditoria do exército. O dia da eleição chega com as confirmações de que está tudo dentro dos conformes.
Não se esperava que nesse momento aparecesse algo contra as urnas, e não apareceu. Foi confirmada que as seções estão prontas para o grande dia. TSE emite segundo turno da zerésima e certifica a integridade do sistema antes da votação.
O relatório provou que o sistema era seguro e livre de fraudes, com as assembleias de voto afixando um número zero para cada urna. Em entrevista a jornalistas, o secretário de Informática do tribunal, Júlio Valente, lembrou que os sistemas passaram por uma fase de fiscalização de um ano por diversas entidades.
Todos podem vir ao TSE para acompanhar o desenvolvimento do sistema e a partir daí fechamos todos os órgãos fiscalizadores monitorando, fiscalizando de forma efetiva, acrescentando que o que comprovamos agora é que o que de fato está sendo realizado, o sistema no ar já está sendo sistema selado.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) neste sábado, 29, às vésperas do segundo turno, a urna eletrônica 0 comprovou a integridade do sistema antes da votação, que será realizada no domingo, 30.
Durante o evento, foram examinados os sistemas de gestão agregada, receptores de urnas, informações de urnas e transmissão WEB e a equipe demonstrou que correspondiam aos sistemas lacrados no TSE em setembro. Nenhum problema foi encontrado durante a operação.
Muito obrigado. Muito exclarecedor. Muito sábio. Agradeço
ResponderExcluir