O congresso colocou correntes em Bolsonaro durante todo o seu mandato, isso fica evidente ao compararmos o tanto de vetos.
O presidente teve muitas dificuldades para governar. Cada idéia, cada projeto tinha muita dificuldade de ser aprovado no congresso. Primeiro o obstáculo foi Rodrigo Maia. Que se tornou presidente da câmara com apoio de Bolsonaro, já no senado o obstáculo era Davi Alcolumbre que também teve apoio do governo mas não colocava as pautas pró governo em votação. Bolsonaro é o presidente com mais votos de veto na Câmara dos Deputados.
Os dados levantados pelos pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas compararam números entre gestões anteriores; o segundo mandato de Dilma Rousseff e o governo de Michel Temer não foram contabilizados. Em outras palavras, a maioria dos projetos de lei aprovados foram iniciativas legislativas, e menos de um terço do texto aprovado veio do poder executivo.
A taxa de sucesso de Bolsonaro, o número de propostas aprovadas pelo legislativo, também ficou abaixo de 40%. Para o estudo, foram consideradas apenas propostas legislativas não orçamentárias e itens encaminhados desde a formação do governo até 10 de junho, último ano de cada mandato presidencial – o segundo mandato de Dilma Rousseff (PT) e a gestão de seu sucessor, Michel Temer (MDB). , não foi incluída na pesquisa.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) é o presidente com mais votos de veto derrubados pela Câmara dos Deputados e o seu em relação ao antecessor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário