Existe algo por trás da tentativa de se criar uma moeda única para a América do Sul mas os riscos estão preocupando as pessoas.
Não se pode achar que as coisas são criadas deliberadamente. Um movimento como esse, que está sendo comentado no começo do governo. Claro que existe algo mas ainda não conseguimos enxergar. Entenda os riscos! É duvidoso que o real desapareça se for estabelecida uma moeda comum com a Argentina.
O presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, e o presidente da Argentina, Alberto Fernandez, estão discutindo a criação de uma moeda sul-americana comum para negócios e transações financeiras. Na segunda-feira, dia 23, o presidente Lula formalizou a medida em memorando de entendimento com o governo argentino.
A operação faz parte da estratégia de fortalecer a integração regional com os países sul-americanos, prioridade declarada pelo presidente Lula em sua campanha eleitoral. O anúncio da nova moeda levantou dúvidas.
A medida foi formalizada pelo presidente Lula em memorando de entendimento com o governo argentino. O documento pede a criação de um grupo de trabalho para implementar uma moeda comum nos próximos anos para fortalecer as exportações brasileiras.
O anúncio deve retirar o nome de "moeda comum" e referir-se ao projeto como a unidade de conta sul-americana para reduzir o ruído. Na linha da discussão, a eventual moeda comum não prescindiria do real ou do peso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário