Governo Lula não se acerta e momento ruim da economia vai continuar.
Diferente da primeira vez que foi presidente o cenário era muito diferente, a economia do país estava em ascensão com muito dinheiro entrando de fora e uma porcentagem menor de gasto com a gestão. Agora a situação está ruim e ele não está conseguindo mudar isso sem ajuda. A inflação continuará a subir nos próximos meses devido ao aumento dos preços dos combustíveis.
Taxas de juros mais altas são consistentes com a atual insegurança econômica; os próximos meses não estão indo bem. A pressão do governo federal sobre as altas taxas de juros do Brasil colocou a taxa Selic em 13,75%. Os juros altos são justamente para conter a inflação. Mas quando reinicia, cria mais pressão inflacionária.
Vários fatores sugerem que não temos controle efetivo sobre a inflação. As consequências dos juros altos recaem justamente sobre os menos favorecidos, que precisam de uma proporção maior de sua renda para comprar os mesmos produtos que os que têm mais recursos.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,84%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A agência observou que os aumentos nos gastos com educação, especialmente na educação básica, aumentaram a inflação. Todo mês de fevereiro, há sempre o dia em que as mensalidades de várias faculdades e universidades são ajustadas durante a temporada escolar.
São números expressivos, principalmente quando o índice sempre apresenta valores mais baixos quando olhamos para o que aconteceu no período anterior. Portanto, o valor de janeiro de 0,87% é o maior dos últimos dez meses. Sobre o impacto na educação, o especialista disse que o reajuste da mensalidade ocorrido em fevereiro em relação ao ano passado é característico do segundo mês do ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário