Em meio a crise presidente consegue grande vitória e um aliado. Depois de vitória surpreendente, Lula quer garantir o apoio de Arthur Lira.
Na prática todos sabemos que o dinheiro que Lula liberou para o centrão foi quem conseguiu a vitória. Ou seja, ele comprou a permanência dos ministérios por 1,7 bilhões de reais. Mas o saúdo positivo foi a proximidades com Arthur Lira e descobrir qual o preço do centrão.
Lula precisa ajustar suas atuais visões políticas e pressionar por uma reforma ministerial urgente. Para acomodar os aliados, a educação para o União, a agricultura para o MDB e a saúde do PP, devem ser negociadas, até mesmo o PL deve ser considerado para tentar dividir o título.
Lula disse que não fará reformas ministeriais, embora admita que haverá ajustes ocasionais. O presidente da República tenta minimizar a pressão sobre o espaço do governo no Congresso. No entanto, as mudanças na expressão política e a abertura do poder executivo aos grandes partidos agora independentes tornaram-se inevitáveis.
Em conversas entre Lula e Lira nesta semana, os dois lados chegaram a um acordo sobre uma pequena reforma ministerial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário