Lula está ficando sem dinheiro para fazer suas pautas passarem.
Uma coisa ficou clara nesses primeiros 6 meses de governo, Lula tem poucos amigos no congresso. No entanto, ele tem em mãos o dinheiro do país e sabe como fazer os deputados e senadores apoiarem suas pautas. No entanto o dinheiro não é infinito e talvez o ano acabe sem ele passar mais pautas. Isso porquê a próxima pauta é importante e vai ser cara.
A medida é uma das principais propostas do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e deve ser apreciada em breve pela Câmara dos Deputados; a aprovação deve ser um aceno positivo à redução dos juros. Uma das principais reformas econômicas propostas pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é a implementação de um novo arcabouço fiscal para substituir o teto de gastos como referência para as contas públicas.
A medida é uma das prioridades dos parlamentares e deve ser apreciada pela Câmara dos Deputados o quanto antes. A aprovação do novo quadro fiscal trará uma série de consequências para a economia brasileira, com destaque para um sinal positivo de redução da taxa básica de juros.
Em um cenário fiscal mais estruturado, há espaço para queda da taxa Selic. Manter taxas de juros altas por muito tempo acabará por prejudicar as atividades produtivas de um país. Especialistas observam que o controle dos gastos públicos ajuda a manter a confiança nos rumos da atividade econômica, enquanto os juros altos encarecem o crédito, diminuindo o apetite por investimentos nos setores produtivos do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário