Esquerda está horrorizada com as queimadas em 2023, sem poder culpar Bolsonaro eles não culpam Lula.
É provável que vocês lembrem que no período do governo Bolsonaro, a cantora Anita pintou o corpo como forma de protesto contra o presidente da República. Nesse primeiro ano de governo Lula, as queimadas já são maiores que no período do ex presidente, e o ano ainda não acabou.
Fica aqui o questionamento, cadê Anita? As queimadas na Amazônia são um dos maiores desafios ambientais do Brasil e do mundo. Elas afetam a biodiversidade, o clima, a saúde e os direitos humanos de milhões de pessoas que vivem na região. Neste texto, vamos analisar as causas, as consequências e as possíveis soluções para esse problema.
As causas das queimadas na Amazônia são principalmente o desmatamento e a agropecuária. O fogo é usado para limpar o solo que foi desmatado para posteriormente ser usado na criação de gado ou no plantio de culturas como soja, milho e cana-de-açúcar. Segundo o Inpe, o desmatamento na Amazônia aumentou 17% em 2023 em relação a 2022, atingindo o maior nível desde 2008.
A maior parte do desmatamento ocorre de forma ilegal, sem autorização ou fiscalização dos órgãos ambientais.
As consequências das queimadas na Amazônia são graves e variadas. A primeira delas é a perda de biodiversidade, pois muitas espécies de animais e plantas são mortas ou expulsas de seus habitats pelo fogo. A Amazônia abriga cerca de 10% de todas as espécies do planeta, sendo considerada um dos maiores patrimônios naturais da humanidade.
As possíveis soluções para as queimadas na Amazônia envolvem ações conjuntas dos governos, da sociedade civil, do setor privado e da comunidade internacional.
Whatsapp: (19) 99916-4617
Redes sociais
Edição e texto: Theta Wellington
Nenhum comentário:
Postar um comentário