Lula promete para 2024 o que não cumpriu em 2023. Apesar da promessa, ele tem dado a entender que meta fiscal não é importante. No entanto a meta fiscal é a base para uma economia sólida.
O déficit orçamentário é a situação em que os gastos do governo superam as suas receitas, gerando um desequilíbrio nas contas públicas e aumentando a dívida pública. O governo pode medir o seu déficit de diferentes formas, considerando ou não os juros da dívida e a correção monetária. Os principais tipos de déficit são o primário, o operacional e o nominal.
O governo brasileiro tem enfrentado um cenário de déficit orçamentário nos últimos anos, em decorrência da crise econômica, da pandemia de Covid-19 e de outros fatores. Em 2023, o déficit primário do governo central (que inclui o Tesouro Nacional, a Previdência Social e o Banco Central) foi de R$ 104,59 bilhões de janeiro a agosto, segundo a Secretaria do Tesouro Nacional. Esse valor representa 0,8% do Produto Interno Bruto (PIB) estimado para o ano.
Portanto, é possível observar que o governo brasileiro tem buscado reduzir o seu déficit orçamentário, mas ainda enfrenta muitos obstáculos para alcançar o equilíbrio fiscal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário