Bolsonaro age como líder e lidera negociação para liberar os brasileiros na faixa de gaza.
O conflito entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza, deixou um saldo de mais de 250 mortos, milhares de feridos e uma grande destruição na região. Entre as vítimas, havia 34 brasileiros que estavam em Gaza, a maioria de origem palestina, que ficaram presos no território sitiado e sem comunicação com o exterior. Eles pediram ajuda ao governo brasileiro para sair de lá, mas enfrentaram muitas dificuldades e burocracias para conseguir a liberação.
O governo do presidente Lula (PT) mobilizou o Itamaraty e a embaixada do Brasil no Egito para negociar a saída dos brasileiros em Gaza, mas esbarrou em vários obstáculos. Um deles foi a falta de cooperação do governo de Israel, que impôs restrições ao acesso à fronteira de Gaza com o Egito, por onde os brasileiros deveriam passar.
Enquanto isso, o ex-presidente Jair Bolsonaro, que é um aliado de Israel e um crítico do Hamas, afirmou que ele foi o responsável pela liberação dos brasileiros em Gaza. Ele disse que conversou com um assessor do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu e que recebeu o sinal verde para a repatriação do grupo. Ele também se encontrou com o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, no Congresso Nacional, acompanhado de parlamentares bolsonaristas, e posou para uma foto com ele.
A liberação dos brasileiros em Gaza só foi possível após muita negociação entre Israel e outros países envolvidos. Os brasileiros conseguiram atravessar a fronteira com o Egito, depois de esperar por horas em um posto de controle israelense. Eles foram recebidos pela embaixada do Brasil no Cairo e embarcaram em um voo para o Brasil.
Créditos Chaline Grazik
Instagram Oficial: https://www.instagram.com/cha.grazik/
Nenhum comentário:
Postar um comentário