O inquérito contra Sergio Moro! Toda essa história parece muito estranha.
Bastou o indicado de Lula entrar na PGR que as denúncias contra pessoas de direita começaram a surgir. Para de ter uma idéia esse inquérito é sobre algo de 20 anos atrás. O caso foi comentado em 2023, e só agora que começaram as investigações. O que tem se espalhado na internet é que a vingança de Lula começou.
O Supremo Tribunal Federal (STF) abriu um inquérito para investigar o senador e ex-juiz Sergio Moro (União Brasil-PR) por suspeita de fraude em delação premiada no caso Tony Garcia. A decisão foi tomada pelo ministro Dias Toffoli, que acolheu um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e da Polícia Federal (PF).
O caso envolve o ex-deputado estadual do Paraná Antônio Celso Garcia, conhecido como Tony Garcia, que firmou um acordo de colaboração com o Ministério Público Federal (MPF) em 2005, quando Moro era juiz da Operação Lava Jato. Segundo Garcia, ele foi coagido a gravar pessoas ilegalmente e a atuar como um "colaborador infiltrado" no meio político e empresarial, sob orientação de Moro e dos procuradores de Curitiba.
Garcia afirma que o objetivo de Moro e dos procuradores era investigar integrantes da Justiça e do Tribunal de Contas do Paraná, que tinham foro privilegiado e estavam fora da alçada da Justiça Federal. Ele diz que chegou a se encontrar com um agente da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) por indicação de Moro e que usou escutas ambientais para obter informações. O caso só veio à tona em 2023, quando o juiz substituto de Moro, Eduardo Appio, descobriu o esquema e remeteu o processo ao STF, por entender que havia indícios de irregularidades e de usurpação de competência.
Em nota, o senador Sergio Moro negou as acusações e disse que não houve qualquer irregularidade no processo de quase 20 anos atrás. Ele também desqualificou o relato de Garcia, que chamou de "fantasioso" e "criminoso". Moro afirmou que aguarda o acesso aos autos do inquérito e que confia na Justiça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário