Governo cria ainda mais impostos e lança o brasil de novo na dúvida para 2024.
O Brasil é um dos países que mais emitem gases de efeito estufa no mundo, e o setor de transportes é um dos principais responsáveis por essa poluição. Por isso, é importante incentivar o uso de veículos sustentáveis, que usam fontes de energia renováveis e têm baixa emissão de carbono, como os carros elétricos e híbridos.
No entanto, a partir de janeiro de 2024, o governo brasileiro vai aumentar o imposto de importação para esses tipos de veículos, tornando-os mais caros e menos acessíveis para os consumidores. A medida faz parte de um programa chamado Mover, que visa financiar a produção nacional de veículos sustentáveis, concedendo créditos financeiros para as empresas do setor automotivo investirem em descarbonização
Segundo o governo, o objetivo é estimular a indústria nacional e gerar empregos de maior qualificação e melhores salários. As alíquotas do imposto serão gradualmente recompostas até chegarem a 35% do valor de importação em julho de 2026. Nesse período, haverá cotas de isenção para importações até determinados valores, que serão distribuídas entre os importadores.
Além disso, eles afirmam que o programa Mover não é suficiente para desenvolver a cadeia produtiva do setor, pois não contempla aspectos como infraestrutura de recarga, pesquisa e desenvolvimento, educação e conscientização. Eles defendem que o governo deveria adotar políticas públicas integradas e de longo prazo, que envolvam todos os atores da sociedade, para promover a transição energética e a descarbonização do transporte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário