Crise faz agricultores sentirem muita saudade do governo Bolsonaro.
Quando estava no poder o ex presidente Bolsonaro deu aos agricultores total atenção e oportunidade de crescimento, já o atual tem ignorado o setor totalmente. O café é uma das culturas mais importantes para o agronegócio brasileiro, pois gera bilhões de dólares em receita, emprego e renda para milhões de pessoas.
O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo, e também o segundo maior consumidor, perdendo apenas para os Estados Unidos. A safra de 2024/25 é esperada como uma das maiores da história, devido à bienalidade alta do ciclo do café. No entanto, a produção de café enfrenta diversos desafios, como a instabilidade climática, que pode prejudicar o desenvolvimento dos frutos e reduzir o potencial produtivo da cultura
As chuvas irregulares e as altas temperaturas podem afetar a qualidade e a quantidade do café, além de favorecer o surgimento de pragas e doenças. Por isso, os produtores devem estar atentos aos riscos climáticos e buscar estratégias de adaptação e sustentabilidade para o setor cafeeiro. Outro desafio é a competitividade no mercado internacional, que exige cada vez mais qualidade, rastreabilidade e certificação do café brasileiro.
Portanto, o café é uma cultura de grande importância para a nossa agricultura, pois contribui para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do país. O café é uma tradição nacional, que faz parte da nossa história, da nossa cultura e do nosso cotidiano. O café é uma paixão brasileira, que nos une e nos orgulha.
Edição e texto: Theta Wellington
Nenhum comentário:
Postar um comentário