ACABOU! Mito Derruba Processo, Chay Grazik Arrepia | 03/04/2024

Chega ao fim uma das palhaçadas contra Bolsonaro. A polícia federal não indiciou o ex presidente por ter importunado um baleia.

A decisão da Polícia Federal (PF) de não indiciar o ex-presidente Jair Bolsonaro no inquérito sobre uma possível importunação de uma baleia jubarte em São Sebastião (SP), em junho de 2023, trouxe um desfecho aguardado para o caso. Agora, cabe ao Ministério Público Federal (MPF) decidir os próximos passos: arquivar o inquérito, solicitar mais diligências ou denunciar o ex-presidente.


O episódio ganhou notoriedade na época devido a vídeos que circularam nas redes sociais, mostrando Bolsonaro se aproximando do animal marinho enquanto ele emergia na superfície da água, a bordo de um jet ski com o motor ligado. O ex-presidente chegou a ficar a menos de 15 metros da baleia, violando uma portaria do Ibama que proíbe embarcações motorizadas de se aproximarem a menos de 100 metros de baleias. 

O depoimento de Bolsonaro à PF, realizado cerca de um mês antes da decisão de não indiciamento, foi um momento crucial no desdobramento do caso. A conclusão do inquérito sem o pedido de indiciamento indica que a polícia não encontrou elementos suficientes para considerar que o ex-presidente cometeu um crime nesse contexto.


Além de Bolsonaro, Fabio Wajngarten, ex-chefe da Secretaria de Comunicação Social do governo Bolsonaro e atual advogado do ex-presidente, também não foi indiciado. Wajngarten, que estava presente no passeio e teve que prestar esclarecimentos à PF, expressou sua gratidão pelo desfecho do caso em uma rede social, agradecendo "o empenho dos colegas advogados". 

A decisão da PF e as próximas ações do MPF certamente continuarão gerando debate e acompanhamento por parte da opinião pública e dos envolvidos no caso. A importância de preservar a fauna marinha e respeitar as normas de proteção ambiental permanece como um aspecto central desses eventos, destacando a necessidade de conscientização e respeito pela natureza em todas as esferas da sociedade.

CONFIRA O VÍDEO AQUI

Créditos Chaline Grazik

Instagram Oficial: https://www.instagram.com/cha.grazik/

COMPARTILHAR:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do Site