TRUMP VENCEU! Governo Lula derrete | Cigana Sulamita Tinha Razão | 07/11/2024

Desvalorização Recorde do Real Exige Respostas do Governo Lula


O governo Lula enfrenta duras críticas com a alta recorde do dólar, que fechou a R$ 5,87, o maior patamar desde maio de 2020, superando até mesmo as piores marcas da pandemia. Esse cenário coloca em evidência as fragilidades de uma gestão que prometia estabilidade, mas, em pouco tempo, vê o real afundar frente ao dólar, acumulando uma desvalorização de mais de 20% só neste ano. O governo, que deveria estar focado em soluções para conter a escalada cambial, tem mostrado uma falta de urgência que agrava o cenário. 

As tensões nos mercados se acirraram com o anúncio da viagem do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, à Europa, visto como um sinal de que o governo não prioriza as metas fiscais no momento. Em vez de um plano firme de corte de gastos, o ministro parece mais preocupado com compromissos internacionais, o que não tranquiliza os investidores. A percepção é de que falta comprometimento com a recuperação econômica do Brasil, um cenário que impulsiona a disparada do dólar e coloca o país em uma situação de risco.

O contexto global contribui, mas é o cenário interno que mais pesa. Na manhã da sexta-feira, a expectativa era de que os números de emprego nos Estados Unidos pudessem diminuir a alta do dólar. No entanto, dados de criação de vagas decepcionantes somados à estabilidade da taxa de desemprego norte-americana mantiveram o real e outras moedas emergentes em baixa. O dólar também se fortaleceu globalmente, o que afetou a moeda brasileira ainda mais, já fragilizada pela instabilidade econômica e pela falta de ação do governo. 

No Brasil, a falta de um plano de controle de gastos e de uma política econômica firme faz com que o mercado encare o real com desconfiança. Em outros momentos de crise cambial, havia alguma iniciativa ou intervenção do Banco Central para amenizar os impactos, mas agora a alta do dólar é atribuída ao aumento da percepção de risco, o que descarta uma intervenção direta. É o reflexo de um governo que, ao invés de inspirar confiança, tem afastado investidores e dificultado a recuperação econômica.


Os impactos dessa alta do dólar vão muito além do mercado financeiro e chegam ao dia a dia dos brasileiros, que já convivem com aumento nos preços de bens importados e combustíveis. As promessas de campanha, que incluíam controle da inflação e estabilidade econômica, não se cumprem, e o governo parece perdido em meio ao agravamento da crise. 

CONFIRA O VÍDEO AQUI

🌻Clube Girassol Cigana Sulamita🌻

🌻Canal da Cigana Sulamita🌻
--------------------------------------------
COMPARTILHAR:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do Site