A crise das vacinas para dengue no Brasil escancara mais uma vez a hipocrisia da grande mídia e da classe artística brasileira.
Todos sabemos como Bolsonaro foi duramente criticado por causa da vacina do Covid-19. Os dias passaram e ficou evidente que as críticas nada tinham haver com o bem da sociedade ou qualquer coisa nesse sentido. Aprendemos que Bolsonaro era criticado por ser de direita, ser conservador, por ser cristão e ter feito o melhor governo dos últimos tempos.
O primeiro ano do governo Lula deixou as coisas ainda mais claras. Lula está criando muitas dificuldades, no entanto a mídia e os artistas não criticam ele. Agora temos mais um caso para comparação. O Brasil tem vacinas contra a dengue para, apenas 1% da população. Mesmo sabendo da gravidade dessa doença, apenas 1% dos brasileiros serão vacinados.
A dengue é uma das principais doenças transmitidas por mosquitos no mundo, afetando cerca de 390 milhões de pessoas por ano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, a dengue é um grave problema de saúde pública, que causa milhares de casos e mortes todos os anos. Em 2023, o país registrou mais de 1,1 milhão de casos prováveis e 503 mortes confirmadas até maio, sendo a região Sudeste a mais afetada, seguida pelas regiões Sul e Centro-Oeste.
A dengue é causada por um vírus que é transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti, que se reproduz em locais com água parada, como pneus, garrafas, vasos de plantas, caixas d'água, entre outros. Os sintomas da dengue podem variar de acordo com o tipo de vírus (são quatro sorotipos diferentes) e a resposta imunológica do indivíduo.
Os sintomas mais comuns são febre, dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, manchas vermelhas na pele e, em alguns casos, sangramento e choque. A dengue pode evoluir para formas graves, como a dengue hemorrágica e a síndrome do choque da dengue, que podem levar à morte se não forem tratadas adequadamente. O tratamento da dengue é baseado no alívio dos sintomas, na hidratação e no acompanhamento médico. Não existe um medicamento específico para combater o vírus, por isso é importante evitar a automedicação, que pode agravar o quadro clínico.
Enquanto esperamos pela vacina podemos nos proteger de outras formas. A prevenção da dengue depende da eliminação dos criadouros do mosquito, que se adapta facilmente ao ambiente urbano e tem hábitos diurnos.
A dengue é uma doença que pode ser evitada com a conscientização e a mobilização da sociedade. É preciso estar atento aos sintomas e procurar um serviço de saúde ao apresentar os primeiros sinais da doença. A dengue é uma doença que pode ser fatal, mas também pode ser combatida com ações simples e eficazes. Mas isso não reduz a incompetência de Lula.